Com a pandemia da COVID-19, o mercado viu o grande boom das vendas online. Com as restrições de saída, a compra online passou a ser a mais utilizada no mundo. Para os brasileiros, isso é algo que se mantém até hoje. Ainda em janeiro de 2022, o setor de vendas online no Brasil viu um crescimento de mais de 20%. Lojas, sejam virtuais ou físicas, contam cada vez mais com vendas online. Para o seu sucesso, é preciso que elas tenham um bom serviço de entregas de seus produtos. Confira mais sobre o assunto neste artigo!
Segundo um levantamento recente do MCC-ENET, as vendas online no Brasil cresceram mais de 20% ainda em janeiro de 2022. As categorias mais vendidas desse período foram, em ordem:
Para os consumidores, esse e-commerce já é algo comum. Para os lojistas, é uma grande oportunidade de negócio e crescimento.
Primeiramente, é importante entender ao que o e-commerce faz jus. Esse termo envolve as operações de compra e venda que acontecem por meio de canais digitais ou entre dispositivos conectados. Difere, portanto, de outro termo chamado “marketplace”.
Marketplaces são às vezes confundidas com e-commerce por nomes conhecidos como Americanas, Mercado Livre e Amazon. Esses são marketplaces. Sites de vendas que reúnem diversos lojistas, como um shopping online. Neles, os consumidores podem escolher entre vários vendedores. Normalmente, esses shoppings contam com serviços de entregas próprios, para garantir a segurança dos produtos.
Marketplaces, porém, são apenas um espaço do e-commerce. Este envolve também lojas virtuais, redes sociais, aplicativos e outros canais de comércio eletrônico. Isso quer dizer que lojas físicas ou apenas virtuais, podem garantir seu espaço nessa rede.
Esses espaços virtuais envolvem o pouco contato do cliente com o produto antes da compra. Isso quer dizer que, além da boa apresentação do produto online, o serviço de entregas deve ser cuidadoso.
Qualquer negócio precisa de um planejamento logístico bem estruturado. Para o mundo virtual isso não é diferente. A logística pode ir desde a obtenção de matérias-primas, passando pela movimentação dos produtos para o depósito ou centros de distribuição, até chegar nas mãos do cliente final.
Nessa operação, o sistema de entregas é importante, pois garante a segurança e rapidez que o cliente deseja. Um sistema de entregas é usado para planejar o transporte, a rota apropriada, e o gerenciamento motoristas e cargas, entre outras funções logísticas.
Para os lojistas, é importante contar com um sistema que garanta o rastreamento da carga. Isso porque a entrega pode ser o primeiro contato, de fato, do cliente e da loja. Assim, um sistema de entregas bem equipado e seguro garantirá que o produto chegue bem e no prazo. Isso garantirá a boa imagem da loja com o cliente.
Considerando o crescimento rápido das compras online, contar com um serviço de entregas seguro é essencial a qualquer negócio.
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