• por Mapp Sistemas

Com a pandemia, cresceu o mercado digital no mundo. Porém, a concorrência também se tornou mais forte. O atendimento B2B tem tido mais destaque como uma forma de diferencial de algumas empresas. Sua sigla significa Business to Business, ou seja, diferente do atendimento B2C, este é um negócio para negócios. Conheça neste artigo da Mapp Sistemas os principais erros no atendimento B2B que não se deve cometer!

Quais os principais erros no atendimento B2B?

1 – Desconhecer o perfil do seu público

Um contrato entre pessoas jurídicas passará, inevitavelmente, pelas mãos de pessoas. Por isso, ter uma boa base de dados sobre elas é importante, para responder alguns questionamentos:

  • quem são elas?
  • como costumam comprar?
  • o que gostam de le?
  • quais são os canais de comunicação que preferem?
  • o que procuram em um atendimento de qualidade?

Assim como qualquer negócio, conhecer seu público é essencial. Responder questionamentos como aqueles representa um grande passo para o êxito de qualquer negócio. É um erro grave não ter essas informações. Pior ainda é tê-las e não acessá-las.

2 – Padronizar o atendimento

É normal já ter um atendimento concentrado ao cliente individual, mas isso não funciona aqui. O público B2B compra um produto ou serviço para um grupo, ou até uma empresa completa. Assim, os orçamentos são mais altos, assim como as expectativas de atendimento individualizado. É, portanto, um atendimento diferenciado.

A equipe de atendimento deve entender que nem sempre lidará com a mesma pessoa e o cliente deve ser envolvido. Isso requer empatia, conhecimento sobre o contrato, compreensão clara sobre o negócio e o fortalecimento de uma relação de parceria. Sem a consciência da equipe sobre esses aspectos, haverá problemas.

3 – Não se abrir a novas tecnologias

Assim como o cliente individual, o cliente B2B também quer velocidade de resposta. Cada vez mais novas tecnologias estão surgindo no mercado. Apostar nelas para otimizar seu negócio é fundamental. Um dos maiores erros do atendimento B2B é não conhecer novas tecnologias e se aprofundar sobre os recursos que ajudam na experiência do público.

Por que o atendimento B2B faz a diferença?

Independente do perfil de cliente, prestar um serviço de qualidade deve sempre ser o foco de qualquer negócio. O público B2B costuma ser mais exigente, mas pode também se tornar um grande motivador para novas vendas a partir de indicações. Mas isso só acontecerá se o nível de satisfação for sempre alto. Por isso, não é só importante conhecer os erros no atendimento B2B. É preciso evitá-los.

Além disso, empresas B2B apostam na combinação inteligente de modelos híbridos de atendimento. Isso leva a combinação de soluções e práticas digitais e analógicas, para enriquecer a experiência do público.

Conte com a Mapp Sistemas!

Gostou deste conteúdo? Se você deseja melhorar o relacionamento B2B, conte conosco! Podemos fazer uma plataforma de qualidade para a sua empresa. Criamos um sistema único e personalizado para atender todas as necessidades e funcionalidades da sua empresa.

Crie seu próprio sistema de gestão de entregas conosco e aumente as vendas do seu negócio! Se você precisa de aplicativo para empresa de motoboy e outros modais de transporte, entre em contato conosco e solicite um orçamento!

 

Posts Relacionado

Atendimento B2B: como melhorar o relacionamento com esses clientes?

Sua empresa precisa realizar o atendimento B2B? Nesse artigo, a Mapp Sistemas dá 5 dicas para você conquistar seu cliente. Veja!