• por Mapp Sistemas

Com a chegada da pandemia ao Brasil, o mercado de entregas rápidas cresceu. Mesmo hoje, ainda há um fortalecimento do setor de delivery. No entanto, a concorrência também expandiu. Por isso, é importante achar seu diferencial. No artigo, nós explicamos o que é e como você pode fazer para estreitar o atendimento B2B na sua empresa. Veja!

O que é atendimento B2B?

Resumidamente, o atendimento B2B em deliverys é definido pela entrega de uma mercadoria por uma empresa para outra empresa. Como exemplo podemos citar a distribuição de peças veiculares da empresa A para a mecânica B. É um serviço business to business. Geralmente, essas atividades têm como características:

  • entrega de grandes remessas;
  • acompanhamento em tempo real dos pedidos;
  • fornecimento de controle de dados e informações de cada pedido pela empresa de origem.

Neste tipo de delivery, as empresas que são clientes esperam compreensão da outra parte. Elas acreditam que a companhia responsável pela entrega entenda como é difícil gerir um negócio. Além disso, esperam que ela ofereça:

  • serviços otimizados;
  • menores custos;
  • maior eficiência;
  • rapidez no serviço.

B2B x B2C: entenda a diferença!

Como dissemos acima, o atendimento B2B é aquele realizado entre instituições. Há uma comercialização entre empresas. O B2C ou business to client, por sua vez, é aquele que acontece entre a organização e o consumidor final. Seu público-alvo é o cliente.

Por que manter um bom relacionamento B2B?

Hoje, existe uma expansão dos negócios e, consequentemente, aumento da competitividade. Portanto, surge a pergunta: como se destacar no mercado? A resposta está no relacionamento entre você e seu público. Manter uma boa conexão pode ser aquilo que irá favorecer sua marca perante o seu cliente. Assim, podemos dizer que garantir um atendimento de qualidade faz você se distinguir. Fique atento!

5 dicas para garantir um bom atendimento B2B!

Entendeu o que é o atendimento B2B, sua importância e diferença para o B2C? Hora de focar nos seus negócios!

Abaixo, você confere dicas para melhorar seu relacionamento com seu público-alvo e garantir sucesso para a companhia. Boa sorte!

1- Conheça o problema do seu cliente

Nossa primeira dica é conhecer e entender o problema do seu cliente. Ou seja, defina quem é seu público e saiba o que ele precisa. Crie empatia!

Você precisa entender suas dores e ambições. Assim, é possível definir o que é interessante oferecer-lhe e entender se você é a pessoa certa para dar isso a ele. Garanta que ele se sinta ajudado!

2- Treine os funcionários

Outra dica imprescindível para garantir um bom atendimento B2B é treinar seus funcionários. Ofereça-lhes palestras qualificantes. Ensine-os sobre os serviços e itens que sua empresa fornece. Eles precisam saber de tudo, principalmente o setor de suporte. Esses são os colaboradores que costumam ajudar e auxiliar os clientes. Assim, você garante uma ajuda concreta ao consumidor.

3- Tenha uma equipe de marketing

Também é interessante contratar uma equipe de marketing para a sua empresa. Os profissionais da área podem ficar responsáveis por entender a fundo quem é seu público e ajudá-lo a manter o relacionamento. Podem atuar em redes sociais, por exemplo. Seu cliente deve estar por lá.

Com um marketing B2B de qualidade, além do bom atendimento, você garante:

  • redução dos custos;
  • expansão nas vendas;
  • valorização da sua marca.

4- Dê atenção ao público no pós-venda

O pós-venda é o momento no qual você deve manter um maior contato com o comprador. Ele já contratou seu serviço, mas pode voltar. Por isso, não deixe de confirmar se o serviço prestado atendeu às suas expectativas. Foi bom ou ruim? Você irá fortalecer sua relação ainda mais. Nessa fase você pode investir em sua satisfação. Garanta que ele volte e assegure chances de ser indicado.

5- Tenha um software de qualidade

Ter um sistema web ou aplicativo de qualidade podem ser essenciais para garantir um bom atendimento B2B. Isso se vale do fato de que se o software não funcionar direito, por exemplo, o cliente pode desistir de contratar serviços com a sua empresa. O relacionamento do consumidor com a sua marca começa e deve ser excepcional nessa etapa, quando ele acessa sua plataforma.

Se der tudo certo, ele receberá um ótimo atendimento e provavelmente comprará de novo, se as outras dicas forem consideradas. Caso contrário, pode não se sentir convidado a entrar em contato novamente. É necessário atenção especial a essa fase da conexão business to business.

Mapp Sistemas: desenvolvimento de sistemas e aplicativos

Achou nossas dicas úteis? Saiba que podemos ajudar ainda mais. A Mapp Sistemas é uma desenvolvedora de sistemas web e aplicativos para delivery. Somos especialistas na área. Contamos com uma equipe treinada e profissional.

Se você deseja melhorar o relacionamento B2B, conte conosco! Podemos fazer uma plataforma de qualidade para a sua empresa. Entre em contato e peça seu orçamento!

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