• por Mapp Sistemas

Você sabia que existem diversos tipos de logística criados para lidar com as demandas da cadeia de suprimentos? O grande foco dessa área da administração é integrar os processos de transporte, armazenamento, embalagem, estoque e manuseio de materiais. Para isso, são utilizadas 4 grandes etapas da logística. Quer ficar por dentro? Então, conheça-as neste artigo!

Conheça 4 tipos de logística para o seu negócio

1. Logística de abastecimento

Também conhecida como logística de suprimentos, esta é responsável pela entrada de todos os insumos necessários para o funcionamento da empresa. Nesse sentido, toma conta do gerenciamento de matéria-prima, fornecedores e fluxo de estoque.

Os setores de compras, faturamento, conferência de estoque e armazenamento fazem parte deste tipo de logística. Em resumo, a logística de abastecimento garante que o fluxo de recursos esteja alinhado conforme a demanda.

2. Logística de produção

Entre os tipos de logística existentes, essa se destaca como aquela que transforma a matéria-prima em produto final. Portanto, faz parte do processo industrial: montagem, fabricação, transporte, armazenamento intermediário, abastecimento dos postos de trabalho e expedição do produto.

Além de cuidar da confecção e disponibilização de produtos, a logística de produção prevê o mercado externo. Ou seja, levanta estimativas acerca da concorrência para criar um planejamento de produção a curto, médio e longo prazo. Assim, é mais fácil evitar desperdícios e prejuízos financeiros.

3. Logística de distribuição

É a logística responsável por planejar a entrega dos produtos que foram fabricados na etapa de produção. A distribuição pode ser feita dentro da empresa (processos internos) ou fora da empresa (para o cliente). Em outras palavras, este é um dos tipos de logística que gerencia a distribuição de mercadorias armazenadas.
A logística de distribuição é subdividida em diversas etapas:

  • conferência de cargas;
  • roteirização de entregas;
  • administração de transporte;
  • controle de fretes;
  • monitoramento do estoque.

4. Logística reversa

Este é um dos tipos de logística que torna a empresa mais sustentável através de ações que visam a redução de danos ao meio ambiente. A logística reversa realiza o controle de distribuição dos resíduos gerados. Assim, recupera materiais e evita desperdícios.

Em suma, promove o descarte adequado de suprimentos que podem causar danos à natureza. Por meio da reutilização de materiais que sobraram do processo de produção, é possível evitar contaminações e diminuir o consumo de matéria-prima.

Conheça a Mapp Sistemas!

Agora que você já conhece os tipos de logística para aplicar no seu negócio, não perca tempo! Adquira um sistema de gestão de entregas para te ajudar a cuidar da logística geral da sua empresa.

A Mapp Sistemas é referência nacional no desenvolvimento de aplicativo para empresa de motoboy. Nós podemos ajudar o seu negócio a crescer! Quer saber como? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Este artigo foi útil? Visite nosso blog e continue lendo sobre o assunto. Preparamos conteúdos exclusivos para você!

Posts Relacionado

Integração via API: o que é e benefícios para uma empresa de entregas

Conhece a integração via API? Ela permite que dois sistemas da empresa de entregas transmitam informações entre si. No artigo, nós a apresentamos!

Conheça as funcionalidades do software para entregas da Mapp!

Já pensou em contratar os serviços da Mapp Sistemas? No artigo, apresentamos as principais funcionalidades do software para entregas. Confira!