• por Mapp Sistemas

Começou na profissão motoboy há pouco tempo ou está pensando em ingressar na carreira? Este artigo é para você! Hoje, o setor de entrega de encomendas está bastante aquecido e promete expandir ainda mais nos próximos anos. Portanto, é uma ótima opção de renda para a sua vida! Neste artigo, separamos algumas informações valiosas que todo motoboy iniciante precisa saber. Continue a leitura e anote nossas dicas!

Confira 5 dicas úteis para motoboy iniciante

1- Obtenha sua qualificação

Não é porque você é motoboy que não precisa estudar sobre o seu trabalho. Inclusive, a qualificação é obrigatória para todos os profissionais do ramo de transporte. A Lei nº 12.009 exige capacitação técnica de 30 horas para atuar como motoboy. No curso, são ensinadas noções de gerenciamento de riscos no trânsito, ética da profissão e outros conteúdos.

Vale ressaltar que o profissional deve passar por uma reciclagem a cada 5 anos.

2- Preencha os requisitos

Além de ser aprovado em curso especializado, a legislação exige outros requisitos para um motoboy iniciante:

  • ter 21 (vinte e um) anos de idade;
  • possuir habilitação na categoria A por, no mínimo, 2 anos;
  • uso de equipamentos de segurança.

3- Use os equipamentos de proteção

Um motoboy iniciante, ou até mesmo um mais experiente, é obrigado a utilizar os equipamentos de segurança durante suas atividades profissionais. Estes itens são de suma importância na proteção da vida, já que são capazes de reduzir os danos em caso de acidentes nas estradas. Confira a lista de equipamentos essenciais:

  • capacete;
  • colete retrorrefletivo;
  • luvas;
  • joelheiras;
  • botas;
  • protetor de perna;
  • antena corta-pipa.

4- Seja cuidadoso

O transporte de cargas feito por um motoboy iniciante precisa ser rápido, mas também deve ser cauteloso. É necessário garantir a segurança da mercadoria durante o trajeto para entregá-lo intacto no destino final. Portanto, evite se envolver em acidentes, dirija com cuidado e sempre respeite as leis de trânsito. Além de se precaver contra avarias e perdas em relação à carga, você ainda contribui para a sua segurança e a de todos.

5- Invista em tecnologia

Um motoboy iniciante deve entender que ele precisa estar conectado o tempo inteiro. Geralmente, a maior demanda de serviços de motofrete chega via aplicativo em dispositivos móveis. Logo, é essencial baixar os sistemas tecnológicos que possibilitam a integração com os clientes. Seu trabalho ficará muito mais fácil assim!

Conte com a Mapp Sistemas!

Precisa de um software de gestão de entregas para te ajudar a otimizar o seu trabalho como motoboy iniciante? Conte conosco!

A Mapp Sistemas desenvolveu um aplicativo para empresa de motoboy ideal para as suas necessidades. Nosso sistema possibilita diversas funções, como rastreamento de carga em tempo real, pagamento online, gerenciamento de relatórios, etc.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre as nossas soluções!

Este artigo foi útil? Visite nosso blog e continue lendo sobre o assunto. Lá, já falamos sobre como melhorar o serviço de entregas, como abrir uma empresa de motoboy e muito mais. Confira!

Posts Relacionado

Integração via API: o que é e benefícios para uma empresa de entregas

Conhece a integração via API? Ela permite que dois sistemas da empresa de entregas transmitam informações entre si. No artigo, nós a apresentamos!

Conheça as funcionalidades do software para entregas da Mapp!

Já pensou em contratar os serviços da Mapp Sistemas? No artigo, apresentamos as principais funcionalidades do software para entregas. Confira!