• por Mapp Sistemas

Para quem deseja ter seu próprio negócio, abrir uma empresa de motoboy é um ótimo investimento! Prova disso é a grande ascensão do delivery, principalmente com a pandemia do coronavírus. Hoje, estabelecimentos alimentícios e outras organizações dependem dos serviços de motoboy para ofertarem a modalidade de entregas rápidas. Nesse sentido, o mercado segue aquecido e atrativo para novos empreendedores.

Quer saber como criar seu negócio dentro do ramo de entregas com motocicletas? Leia este artigo até o final e siga as nossas dicas!

Dicas úteis para quem vai abrir uma empresa de motoboy

1- Faça um bom planejamento

A primeira coisa que você deve fazer é o planejamento estratégico do seu negócio. Um plano bem detalhado traz informações relevantes e ajuda a definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Em suma, seu planejamento deve conter:

  • Análise SWOT – observação de fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) que podem ajudar ou prejudicar seu negócio.
  • Inteligência de mercado – conhecimento sobre local, setor de atuação e concorrência.
  • Estudo dos consumidores – definição de público-alvo e segmentação dos serviços.

Com esses dados em mãos, é possível desenvolver um plano de negócio estruturado e assertivo. Portanto, colha o máximo de informações e monte sua estratégia!

2- Formalize seu negócio

Abrir uma empresa de motoboy exige a formalização conforme o modelo de negócio. Se você for atuar sozinho ou com apenas um empregado, por exemplo, é possível se tornar Microempreendedor individual (MEI). Agora, se a sua ideia é ter uma equipe com vários funcionários, a transição para Microempresa será ideal.

Além disso, lembre-se de entrar com toda a documentação necessária para a abertura do seu negócio, como alvará de funcionamento e outros papéis importantes.

3- Invista na estrutura

Abrir uma empresa de motoboy requer uma estrutura bastante simples. Em geral, um espaço básico para guardar os veículos e outro para acomodar os profissionais são suficientes. Este último deve contar com refeitório, caso sua empresa não ofereça auxílio-alimentação.

Além disso, é uma boa ideia ter uma sala separada para atender os clientes e outra destinada para o treinamento dos motoboys. Considere as suas necessidades!

4- Escolha uma boa localização

A sede da sua empresa deverá estar localizada onde seus clientes estão. Pense: se o seu negócio for voltado para serviços de delivery, uma boa ideia é estar próximo a restaurantes, pizzarias e lanchonetes. Por outro lado, imagine que seu foco é a entrega de documentos — neste caso, é melhor se situar perto de centros financeiros.

5- Marketing é sempre bom!

Não basta apenas abrir uma empresa de motoboy, é preciso fazer com que ela seja notada pelo seu público-alvo! Para isso, invista nas ações de marketing: crie um nome e logotipo para sua marca, divulgue as redes sociais e abuse do marketing digital.

Ademais, invista em branding e faça a sua empresa ser reconhecida pelo seu posicionamento, não somente pelos seus serviços. Crie uma identidade visual bem criativa e trabalhe o desenvolvimento da sua marca na mente do seu consumidor.

6- Tenha seu próprio aplicativo

Depois de abrir uma empresa de motoboy, você precisa pensar em oferecer o melhor serviço e atendimento aos seus clientes e colaboradores. Para isso, a melhor solução é ter seu próprio aplicativo de entregas delivery. Assim, você consegue automatizar seus pedidos, rastrear sua frota em tempo real e obter relatórios detalhados. Um sistema exclusivo da sua firma é essencial para aperfeiçoar sua gestão e trazer mais agilidade às suas operações. Invista na tecnologia!

A Mapp Sistemas pode te ajudar a transformar seu negócio!

Está pensando em abrir uma empresa de motoboy e precisa de um software de gestão de entregas? Fale com a Mapp Sistemas! Somos especialistas no desenvolvimento de sistemas para delivery e empresas de transporte urbano. Criamos aplicativos únicos e personalizados para o seu negócio, com todas as funcionalidades que você precisa.
Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Gostou deste artigo? Leia mais conteúdos exclusivos em nosso blog!

Posts Relacionado

Integração via API: o que é e benefícios para uma empresa de entregas

Conhece a integração via API? Ela permite que dois sistemas da empresa de entregas transmitam informações entre si. No artigo, nós a apresentamos!

Tipos de logística: você sabe para que serve cada uma delas?

Os tipos de logística são essenciais para garantir o funcionamento da sua frota de veículos. Conheça as modalidades nesse artigo!