• por Mapp Sistemas

Desde que a pandemia começou no Brasil, os serviços de entrega têm crescido. E não é apenas para comida. Hoje em dia podemos pedir quase tudo por delivery. E se você ainda não conta com esse sistema no seu negócio, a Mapp Sistemas fez esse artigo para tirar as cinco principais dúvidas sobre o serviço de motoboy. Leia, entenda mais sobre o assunto e os benefícios que ele pode trazer para sua empresa!

O que é o serviço de motoboy?

Imagine a cena: você precisa de uma carne que esqueceu de comprar no mercado e já começou a preparar a janta. De repente você se lembra que o açougue da esquina tem sistema delivery. Essa é a solução!

Cada vez mais as pessoas querem agilizar seu dia. Com as compras online não seria diferente. O tempo é um fator fundamental para toda e qualquer empresa que oferece entregas com qualidade. Por isso, cada vez mais o serviço de motoboy está crescendo.

Benefícios

A modalidade oferece a entrega de produtos diretamente na casa do consumidor (ou onde ele desejar). Esse modelo preza pela rapidez e praticidade. Você pode comprar um item pela manhã e receber antes de acabar o dia. O serviço agrega valor à sua empresa. Isso sem falar na fidelização do cliente. Ele proporciona mais uma forma de vender e prestar um serviço ágil e de qualidade.

Sobre o serviço de motoboy ainda podemos citar mais benefícios, como:

  • menor gasto de tempo e dinheiro;
  • maior agilidade e eficiência nas entregas;
  • possibilidade de terceirização;
  • maior flexibilidade;
  • otimização na prestação dos serviços;
  • aumento da vantagem competitiva.

Principais dúvidas

Agora que você já sabe o que é o serviço de motoboy e qual o seus benefícios, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre a modalidade para você adotar na sua empresa.

1 – O serviço é legalizado?

Sim! A profissão foi regulamentada em 2009, por meio da Lei 12.009/2009. Ela estabelece normas e diretrizes para o registro profissional de motoboy, como ter no mínimo 21 anos e dois anos de CNH categoria A, por exemplo.

2 – Existe algum pré-requisito para a moto que é utilizada no serviço de motoboy?

Sim, a moto de entrega deve seguir as mesmas exigências dos carros. Todas as normas são determinadas pelo CONTRAN – Conselho Nacional de trânsito. Veja abaixo as exigências:

a) moto com no mínimo 120 cilindradas;

b) ter menos de 8 anos de uso;
c) registro na categoria de veículos de aluguel;
d) placa vermelha;
e) equipamentos de segurança determinados na Lei como capacetes.

3 – Qualquer coisa pode ser entregue via motoboy?

Não! O serviço pode ser usado por empresas de comida, Além disso, o serviço de motoboy com delivery também pode ser usado com entrega de produtos do varejo como roupas e eletrônicos. Outro tipo de empresa que pode se beneficiar com entregas, são as de naturezas diversas seja com coletas e/ou entregas de volumes de pequeno porte. O transporte de documentos também é permitido. É terminantemente proibido o transporte de líquidos inflamáveis, produtos tóxicos ou combustíveis (com exceção gás de cozinha).

4 – Ter um aplicativo de entregas próprio é benéfico?

Sim! Com um sistema próprio você tem gestão independente e não paga comissão. Sem falar que você pode solicitar à empresa desenvolvedora a customização do aplicativo de acordo com as suas necessidades. Outro benefício de ter um sistema próprio é o acesso ao rastreamento da frota.

5 – Como são os pagamentos dos produtos entregues?

A forma de pagamento é definida pela empresa. Você pode escolher trabalhar com cartões de débito e crédito online e/ou PIX. Outra opção é o débito no momento da entrega. Para isso, você vai precisar das maquininhas. Se preferir, pode optar ainda por dinheiro. Embora esse último não seja o mais seguro devido assaltos e furtos ao motoboy.

A Mapp Sistemas ajuda seu negócio a crescer!

A Mapp Sistemas faz a criação de sistema e aplicativos de gestão de entregas para serviço de motoboy. Acesse o site e conheça todas as soluções. Se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato com a nossa equipe!

Posts Relacionado

Por que se preocupar com serviço de entregas para sua loja?

Com a pandemia, comprar online se tornou extremamente comum. Confira neste artigo a importância do serviço de entregas nas suas vendas!

Por que empresas de motoboy devem ter sistema próprio?

Será que é realmente vantagem para empresas de motoboy ter um sistema próprio de vendas? Veja os motivos que separamos!