• por Mapp Sistemas

Depois da pandemia mudamos diversos hábitos, inclusive os de compra. Nunca se falou tanto de delivery. Buscar por uma empresa de entrega está cada vez mais comum na realidade dos consumidores. Mas você já reparou que, pelo mesmo motivo, vem crescendo também o seu número de concorrentes? Para melhorar o seu serviço, fazer sua empresa crescer e ser mais reconhecida no meio de tantas, fizemos um guia para lhe ajudar a enfrentar tempos difíceis de uma forma mais eficiente. Veja a seguir o nosso guia.

Veja 6 dicas para fazer sua empresa de entrega crescer mais rápido e ser mais reconhecida no mercado

1 – Crie um sistema personalizado de acordo com sua demanda

Além de ter um sistema personalizado com seu logo e identidade visual é essencial que o seu aplicativo seja funcional e prático para os usuários. Mas como fazer isso? Em primeiro lugar, você deve ter em mente quais são as suas reais necessidades. Não é porque o aplicativo do seu concorrente tem uma função, que você precisa da mesma. Se ela não funcionar para você, acabe com ela. Excesso de informação pode confundir o usuário dificultando a experiência dele com a sua empresa. Em segundo lugar, invista em uma empresa de confiança que seja capaz de atender o que você precisa.

2 – Faça integração com diversos métodos de pagamento

Seja sua empresa física ou apenas online é preciso oferecer diversas formas de pagamento. Sendo assim, toda empresa legalmente constituída pode oferecer meios de pagamento online. Além disso, você não precisa abrir mão do bom e velho dinheiro.

O importante nesse caso é oferecer opções ao consumidor. E você pode fazer isso direto pelo seu aplicativo de entrega que dá ainda mais segurança aos entregadores. Paypal, PagSeguro, cartão de débito e/ou crédito, boleto… as opções são muitas. Veja as melhores para você e oferece-as para seus clientes.

3 – Invista nas redes sociais

Se você ainda não está convencido de que as redes sociais podem ajudar a sua empresa de entrega você precisa parar tudo agora mesmo e prestar muita atenção. Uma pesquisa realizada pelo Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado) apontou que as redes sociais, podem aumentar até 41% do faturamento de uma empresa. Ter presença ativa nas redes é tão importante quanto ter um produto de qualidade. Isso ajuda tanto a vender, como no reconhecimento da sua empresa.

Desse modo, é interessante que você busque uma empresa que possa ajudar nesse gerenciamento de forma efetiva. Mostrar o dia a dia da empresa, produtos e até o processo de logística e estoque são algumas estratégias que podem ajudar a aumentar seu crescimento em vendas e reconhecimento diante dos consumidores.

Ainda não está totalmente convencido? Fique sabendo que é pela rede social que acontece o principal meio de relacionamento com o consumidor. Ela faz essa aproximação e ainda te permite conhecer o perfil dos potenciais clientes. Se você quer saber como alcançar determinado público, tem que estar presente onde ele está. Use as mídias a seu favor e entenda a visão e os comentários dos consumidores.

4 – Adicione agilidade

O prazo de entrega é uma das maiores reclamações dos usuários. Se você puder fazer disso o seu diferencial, não hesite! Seja transparente com o seu cliente e ofereça prazos dentro da realidade. Use inteligência corporativa para conseguir isso. Mas como uma empresa de entrega pode diminuir esse tempo? Comece entendendo o seu prazo. Geralmente para que um produto chegue na casa do consumidor, ele segue 3 passos:

  • separação dos produtos no estoque;
  • criação de nota fiscal e liberação dos documentos necessários;
  • tempo da entrega em si.

Ou seja, se você quer diminuir esse tempo, não é justo exigir agilidade apenas no seu entregador. Tente deixar os outros processos mais velozes. Você pode começar agilizando a emissão dos documentos, por exemplo.

Além disso, deixe as equipes internas integradas e com a comunicação otimizada. Outro fator importante que pode ajudar a diminuir o tempo final do prazo de entrega é respeitar a prioridade das demandas. Existem entregas importantes e existem entregas urgentes. Gerencie-as e respeite a ordem de prioridade. E para finalizar essa etapa é preciso manter sempre o estoque atualizado. Pior do que ter um prazo de entrega demorado é o cliente, após finalizar a compra, ser notificado de que o produto escolhido não está mais no estoque. Nem reembolso, nem prazo de entrega reduzido podem amenizar esse problema.

5 – Atenção às rotas

Quando o assunto é rota, planejamento é a palavra-chave. É essencial que a empresa de entrega faça o roteiro planejando, por exemplo, o tempo de paradas. Nesse sentido, também é importante fazer um planejamento semanal. Dessa forma você pode agrupar os pedidos e evitar superposições nos roteiros.

Feito isso, chegou a hora de dar atenção a rota em si. Começar pelo ponto mais distante é uma boa estratégia. Além disso, a técnica da gota é uma aliada dos entregadores. Ela, diz, em outras palavras, para mapear os pontos de entrega sequencialmente em forma de uma gota. Isso otimiza o tempo e ainda evita superposições no roteiro.

6 – Faça a capacitação dos profissionais e da sua frota

Se você tem uma empresa de entrega, você sabe que esse mercado é extremamente competitivo. Para ter seu valor reconhecido, investir na capacitação interna da frota pode ser uma boa estratégia. Você pode exigir, na contratação de motoboys, por exemplo, que eles tenham o curso de motofretistas. De acordo com a Lei de nº 12.009 e com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) , existe um curso oficial e obrigatório destinado a profissionais que realizam transporte de mercadorias. Outra dica legal é fazer cursos internos com sobre direção.

A Mapp Sistemas ajuda com o seu negócio

A Mapp Sistemas desenvolve sistemas e aplicativos para melhorar ainda mais o reconhecimento e serviço da sua empresa de entrega.

Visite o nosso site e veja todos os serviços disponíveis. No nosso blog, separamos diversas dicas e assuntos que podem ajudar ainda mais a dar reconhecimento para sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.

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