• por Gestor

Uma empresa de entregas rápidas pode oferecer vários tipos de serviços, mas somente um modelo de atendimento: o melhor! Ter um bom relacionamento com os clientes é uma das estratégias mais eficazes para fidelizar seu público e aumentar a lucratividade. Neste artigo, a Mapp Sistemas apresentará os serviços de motoboy mais comuns e as melhores dicas para garantir a satisfação dos seus clientes. Acompanhe!

Conheça 10 principais tipos de serviços de motoboy

1) Serviços de delivery

Vemos um dos tipos de serviços de motoboy, o de delivery. Conheça outros!

Os serviços de motoboy mais comuns são aqueles relacionados ao sistema de delivery, principalmente para fins alimentícios. Geralmente, as principais demandas são entrega de pizzas, lanches e refeições. O público-alvo é composto por restaurantes, pizzarias e lanchonetes, localizados em grandes shoppings e regiões centrais.

2) Entrega de documentos

Serviço de entrega de documentos, confidenciais ou não, para pessoas físicas e jurídicas. O público-alvo são advogados, contadores, fóruns e cartórios.

3) Coleta de assinaturas

As grandes financeiras usam serviços de motoboy para coletar assinaturas em diversos tipos de documentos. Em geral, esses serviços são com retorno e com espera. Além das instituições financeiras, bancos e advogados costumam solicitar este tipo de atividade.

4) Compras

Muitos motoboys fazem serviços de pequenas compras. Geralmente, são pessoas comuns, como donas de casa e senhoras que necessitam de uma compra rápida. Ou, até mesmo, comerciantes em geral. Por via de regra, o motoboy usa seu capital e é reembolsado mediante a entrega dos produtos.

5) Distribuição de jornais e revistas

Muitos motoboys entregam todos os dias jornais e revistas. Empresas de gráfica e transportadoras utilizam muito este serviço para este fim.

6) Distribuição porta a porta

Serviços similares aos oferecidos pelo Correios: entrega de convites, entregas de cartas, pequenos produtos de e-commerce e compras pela internet.

7) Serviços bancários

Os motoboys também fazem serviços bancários. Por exemplo: depósitos, pagamentos, troca de cheques e coleta de assinaturas.

8) Pagamentos de contas em lotéricas

Muitas senhoras e donas de casa usam os serviços de motoboy para pagar contas em lotéricas. O motoboy pega a conta e o valor e efetua o pagamento.

9) Entrega de medicamentos

Muitas farmácias contratam motoboys para entregar remédios aos seus clientes. Outra maneira de usar os serviços é ligando direto para o motoboy de sua confiança e pedir para comprar o medicamento desejado.

10) Busca de receitas e exames

Sabia que muitas pessoas estão usando os serviços de motoboy para buscar receitas e exames nos hospitais e consultórios? Basta informar para o colaborador o nome do médico e nome do paciente.

Confira 5 dicas úteis para atender bem o seu cliente

Vemos um atendimento dos serviços de motoboy bem prestado.

Dica 1: Seja educado e solícito

A primeira dica é sempre atender bem qualquer pessoa! É preciso treinar os motoboys para que eles sejam sempre educados e tenham um comportamento padrão em meio a situações adversas. Algumas boas práticas: chamar o cliente pelo nome, evitar gírias e agir com calma em caso de reclamações. Além disso, sua equipe precisa trabalhar sempre com alegria e bom humor!

Dica 2: Esteja sempre pronto

Esteja sempre de prontidão com seus clientes! Quando um cliente solicita um motoboy, é porque ele tem pressa. Portanto, nunca deixe seu cliente esperando. Faça o possível para cumprir o combinado e entregar a mercadoria no prazo estipulado. Se atrasou, se desculpe pela demora. Além de uma boa justificativa e do pedido de desculpas, ofereça um mimo para compensar a frustração, como descontos e corridas grátis.

Dica 3: Preocupe-se com a imagem

O motoboy é o principal cartão de visita da sua empresa. Sua imagem corresponde à da sua marca! Por isso, preocupe-se sempre em conscientizar sua equipe sobre cuidados com a aparência, com a moto e com o trânsito.

Dica 4: Resolva problemas

Diante de um cliente problemático, tente usar de sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e contornar qualquer mal-entendido. Em caso de imprevistos, como quando o motoboy chega com a encomenda em uma casa que não tem quem receba a entrega, mantenha a calma!

O ideal é tentar resolver o problema para o cliente, e não acusá-lo de ser o culpado. Se for o caso, disponibilize um dos motoboys para voltar depois com a encomenda. Uma empresa de motoboy responsável, disposta e com boa vontade em ajudar o cliente, dificilmente o perderá para a concorrência.

Dica 5: Tenha um aplicativo próprio

É possível elevar os serviços de motoboy em um nível acima dos concorrentes com um aplicativo de entregas delivery. Ter um sistema próprio facilita a vida dos seus clientes — a solicitação de pedidos pode ser feita em alguns cliques. Ademais, ainda fornece a localização do motoboy em tempo real e permite o pagamento online. São muitas facilidades que agregam bastante na qualidade do seu atendimento!

Conte com a Mapp Sistemas!

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Artigo publicado em 14/05/2018 e atualizado em 23/08/2021.

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