Uma empresa de entregas rápidas pode oferecer vários tipos de serviços, mas somente um modelo de atendimento: o melhor! Ter um bom relacionamento com os clientes é uma das estratégias mais eficazes para fidelizar seu público e aumentar a lucratividade. Neste artigo, a Mapp Sistemas apresentará os serviços de motoboy mais comuns e as melhores dicas para garantir a satisfação dos seus clientes. Acompanhe!
Os serviços de motoboy mais comuns são aqueles relacionados ao sistema de delivery, principalmente para fins alimentícios. Geralmente, as principais demandas são entrega de pizzas, lanches e refeições. O público-alvo é composto por restaurantes, pizzarias e lanchonetes, localizados em grandes shoppings e regiões centrais.
Serviço de entrega de documentos, confidenciais ou não, para pessoas físicas e jurídicas. O público-alvo são advogados, contadores, fóruns e cartórios.
As grandes financeiras usam serviços de motoboy para coletar assinaturas em diversos tipos de documentos. Em geral, esses serviços são com retorno e com espera. Além das instituições financeiras, bancos e advogados costumam solicitar este tipo de atividade.
Muitos motoboys fazem serviços de pequenas compras. Geralmente, são pessoas comuns, como donas de casa e senhoras que necessitam de uma compra rápida. Ou, até mesmo, comerciantes em geral. Por via de regra, o motoboy usa seu capital e é reembolsado mediante a entrega dos produtos.
Muitos motoboys entregam todos os dias jornais e revistas. Empresas de gráfica e transportadoras utilizam muito este serviço para este fim.
Serviços similares aos oferecidos pelo Correios: entrega de convites, entregas de cartas, pequenos produtos de e-commerce e compras pela internet.
Os motoboys também fazem serviços bancários. Por exemplo: depósitos, pagamentos, troca de cheques e coleta de assinaturas.
Muitas senhoras e donas de casa usam os serviços de motoboy para pagar contas em lotéricas. O motoboy pega a conta e o valor e efetua o pagamento.
Muitas farmácias contratam motoboys para entregar remédios aos seus clientes. Outra maneira de usar os serviços é ligando direto para o motoboy de sua confiança e pedir para comprar o medicamento desejado.
Sabia que muitas pessoas estão usando os serviços de motoboy para buscar receitas e exames nos hospitais e consultórios? Basta informar para o colaborador o nome do médico e nome do paciente.
A primeira dica é sempre atender bem qualquer pessoa! É preciso treinar os motoboys para que eles sejam sempre educados e tenham um comportamento padrão em meio a situações adversas. Algumas boas práticas: chamar o cliente pelo nome, evitar gírias e agir com calma em caso de reclamações. Além disso, sua equipe precisa trabalhar sempre com alegria e bom humor!
Esteja sempre de prontidão com seus clientes! Quando um cliente solicita um motoboy, é porque ele tem pressa. Portanto, nunca deixe seu cliente esperando. Faça o possível para cumprir o combinado e entregar a mercadoria no prazo estipulado. Se atrasou, se desculpe pela demora. Além de uma boa justificativa e do pedido de desculpas, ofereça um mimo para compensar a frustração, como descontos e corridas grátis.
O motoboy é o principal cartão de visita da sua empresa. Sua imagem corresponde à da sua marca! Por isso, preocupe-se sempre em conscientizar sua equipe sobre cuidados com a aparência, com a moto e com o trânsito.
Diante de um cliente problemático, tente usar de sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e contornar qualquer mal-entendido. Em caso de imprevistos, como quando o motoboy chega com a encomenda em uma casa que não tem quem receba a entrega, mantenha a calma!
O ideal é tentar resolver o problema para o cliente, e não acusá-lo de ser o culpado. Se for o caso, disponibilize um dos motoboys para voltar depois com a encomenda. Uma empresa de motoboy responsável, disposta e com boa vontade em ajudar o cliente, dificilmente o perderá para a concorrência.
É possível elevar os serviços de motoboy em um nível acima dos concorrentes com um aplicativo de entregas delivery. Ter um sistema próprio facilita a vida dos seus clientes — a solicitação de pedidos pode ser feita em alguns cliques. Ademais, ainda fornece a localização do motoboy em tempo real e permite o pagamento online. São muitas facilidades que agregam bastante na qualidade do seu atendimento!
Sua empresa oferece serviços de motoboy, mas ainda não tem um aplicativo próprio? A Mapp Sistemas pode te ajudar! Somos especialistas no desenvolvimento de sistemas para delivery e empresas de transporte urbano. Criamos aplicativos únicos e personalizados para o seu negócio, com todas as funcionalidades que você precisa.
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Artigo publicado em 14/05/2018 e atualizado em 23/08/2021.