De 2020 para cá a profissão de entregador tem crescido bastante. E, mesmo depois do país e do mundo já ter flexibilizado as medidas de segurança contra a Covid-19, o “novo normal” continua a fazer parte da nossa vida. Ou seja, a tendência de comprar de forma simples e rápida, dentro da sua própria casa segue em alta. Com isso, muitos restaurantes, bares, lanchonetes e negócios locais se utilizam do modelo delivery. E com a preocupação com o meio ambiente, muitas empresas estão adotando a entrega de bicicletas. Afinal, com tantas possibilidades, é melhor ter mototáxi e motoboy ou apenas uma opção?
No artigo, a Mapp Sistemas te explica um pouco da diferença entre eles e te ajuda a escolher. Confira!
O sistema delivery com trabalhadores sob duas têm movimentado a economia brasileira. Além disso, eles facilitam a rotina e a vida de milhões de pessoas pelo país. Muitas empresas já entenderam a necessidade de oferecer o serviço e contam com essa modalidade. Mas, quando falamos de entregas, logo nos vem à cabeça o mototáxi e motoboy.
Seja em cidade grande, ou até no interior, os motoboys são opções baratas de fazer o transporte de mercadorias de um lugar para o outro. Já os mototáxis fazem o transporte exclusivamente de pessoas de um ponto a outro. Mas, será que realmente existe uma opção que seja mais adequada ao seu tipo de negócio? Entenda a diferença entre eles abaixo e escolha.
Quando pensamos em serviço de entregas, logo pensamos nos motoboys. Na prática, esses funcionários são contratados do estabelecimento e têm salário fixo, podem ter carteira assinada e ainda ganham comissão sob as entregas que ele realiza.
A opção de terceirização desse modelo de trabalho é bem praticada no Brasil. De uma forma geral, os restaurantes, bares e lanchonetes, por exemplo, podem ser beneficiados com esse profissional.
O que é preciso para ser motoboy? Para trabalhar nessa área, a pessoa precisa se encaixar em três quesitos básicos:
Como já dissemos, o mototáxi trabalha com transporte de pessoas exclusivamente. Em algumas regiões do país, o mototáxi é o principal meio de transporte. O transporte também pode ser realizado com aplicativos. A diferença é que para carregar pessoas na garupa é preciso estar atento aos padrões de cadastro de mototaxistas.
Os principais requisitos são:
É importante frisar que mototáxi e motoboy precisam seguir uma legislação para ter o trabalho realizado sem problemas. A profissão foi regulamentada em 2009, por meio da Lei 12.009/2009. Todas as motocicletas utilizadas no transporte de cargas ou de pessoas precisam ser registradas no DETRAN, na categoria aluguel. E para conseguir esse registro, a moto precisa, obrigatoriamente:
Agora que você já consegue escolher entre mototáxi e motoboy, que tal modernizar o seu sistema também? A Mapp Sistemas é especialista na criação de software gestão de entregas. Criamos aplicativos e sistemas personalizados para o seu serviço de delivery e oferecemos ainda pagamento facilitado online.
Oferecemos um software intuitivo, simples e prático que atende todas as necessidades e funcionalidades de seu negócio. Também fazemos a integração com o iFood e teste grátis. Se está precisando de aplicativo para empresa de motoboy, mototáxi e outros modais de transporte, entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento!