• por Gestor

Nos últimos seis anos, os motoboys tiveram grandes mudanças em sua forma de trabalhar. Com as alterações da Lei 12.009/2009, eles tiveram que adotar uma série de atitudes e ferramentas para poderem trabalhar com segurança e nas conformidades das leis. O que no começo foi difícil, agora é um processo de mudanças graduais, onde todas as empresas estão adotando essas novas regras tornando a profissão mais segura.

Porém, o que tem causado mais dificuldades à vida dos mensageiros é a insistência que alguns clientes têm ao pedir que levem cargas totalmente fora dos padrões impostos pela lei. Desde os itens básicos e fora do padrão até os pedidos absurdos, os mensageiros passam por poucas e boas para manter uma rotina de trabalho equilibrada.

Por outro lado, há um processo de mudança no transporte dos itens e também no comportamento por parte dos clientes que solicitam o serviço do mensageiro. Listamos algumas situações para que fique claro o que pode e o que não pode ser levado através dos serviços de motofrete.

O que não pode:

– Passa ali naquele lugar, mas em off, tá bom?

O motoboy ganha pelo quilômetro rodado e pelo tempo de espera. Não é justo, então, pedir a ele que passe em outro local sem que isso esteja dentro do serviço prestado.

– Manda um motoboy sem baú, por favor!

A lei exige que o serviço de motofrete seja feito através do uso de um baú com capacidade e medidas determinadas. Por isso, esteja ciente de que não há possibilidade de enviar um motoboy sem baú ou sem qualquer outro equipamento de uso obrigatório.

– Me leva até ali?

Nada de pedir carona ao motoboy! Além de terminantemente proibido, isso coloca em risco a segurança dele, a sua e a de quem estiver em volta! Afinal, ele não é um mototaxi.

– Quero que minha esposa receba um buquê de flores.

A capacidade do baú dos mensageiros é de 90 litros. Portanto você deve ficar atento para que o buquê seja transportado dentro dessas dimensões. Por ser uma carga leve e sensível, é fundamental que fique dentro das dimensões do baú para chegar sem avarias até sua esposa.

– Quero que amarre uma caixa em cima do baú.

A capacidade do baú é o limite que o serviço de motofrete pode carregar em cada pedido, por isso não é possível amarrar caixas ou quaisquer outros objetos para complementar a capacidade excedida ao limite do baú.

O que pode:

– Preciso protocolar essa via até meio-dia!

O serviço de entrega é rápido e prático, auxiliando você a resolver pendências que tenham urgência. Aproveite-o para enviar aquele documento que tem urgência em sua entrega.

– Preciso de uma chave que ficou com meu sócio.

Simples! Solicite um motoboy até onde seu sócio estiver e receba a chave rapidamente! Isso vale para outros pequenos objetos, como um pen drive com uma apresentação importante que você precisa para hoje.

– Quero que o motoboy espere meu cliente chegar e pegue outro pacote.

Sem problemas. Mas lembre-se de que o preço será cobrado também sobre o tempo de espera e o motoboy não poderá carregar o pacote se ele não couber no baú.

– Preciso que o meu cliente adicione mais dois pacotes para um terceiro cliente.

Basta especificar na entrega que o mensageiro terá um terceiro ponto e se certificar de que o tamanho dos pacotes adicionais, assim como o primeiro, tenham as medidas adequadas.

Já passou por alguma situação parecida? Comente como você usa o serviço de motofrete e os perrengues que já passou!

Posts Relacionado

Como Escolher o Modelo de Negócio Ideal para Sua Empresa de Entregas

Primeiramente, reconheça a importância da escolha do Modelo de Negócio para Empresas de Entregas como um fator decisivo para o […]

Sustentabilidade e Eficiência: Por que a Entrega por Bicicleta Está em Alta?

Nos últimos anos, temos testemunhado uma mudança significativa nas dinâmicas de entrega urbana. Um dos protagonistas dessa transformação é a […]