• por Mapp Sistemas

Atualmente, vivemos em meio à Era Digital e suas consequências. Uma delas é a necessidade frequente da automatização e otimização em ações de serviços. Nesse sentido, uma tecnologia que pode ajudar é a integração via API. Ela permite que todos os processos realizados sejam distribuídos em mais de um sistema, se for cadastrado. Assim, facilita o compartilhamento de informações entre as partes da empresa.

Já pensou em contar com a integração via API na sua empresa de entregas? Abaixo, nós explicamos melhor o que é essa função e como ela pode contribuir para sua organização. Continue a leitura!

O que é integração via API?

Resumidamente, a integração via API (Interface de Programação de Aplicações) tem como finalidade fazer com que sistemas distintos interajam. Isto é, distribuir informações relevantes de um programa para outros que estiverem conectados. Ocorre uma sincronização e os dados são observados conforme a interface. Dessa forma, fornece uma facilidade, onde um processo que seria feito manualmente acontece automaticamente entre os softwares.

No caso de uma empresa de entregas, os dados de um serviço requerido são distribuídos entre os sistemas integrados. Ou seja, tanto o cliente quanto o administrador e o profissional de delivery observam o que foi requisitado. No entanto, cada um observa as informações de forma adaptada para suas interfaces e suas respectivas funções na empresa. A integração permite que o consumidor saiba o valor da entrega no momento em que termina de digitar o endereço, por exemplo.

Tipos

Existem três categorias de APIs de integração. São elas:

  • privadas: utilizadas internamente nas aplicações de uma empresa;
  • parceiros: utilizadas entre parceiros de negócios;
  • públicas: utilizada livremente.

Como a integração via API pode ajudar nas empresas de entregas?

1- Segurança

Uma das razões pela qual o sistema de uma empresa de entregas deve conter a integração via API é a segurança obtida. Acontece que para estar integrado, o acesso ao software deve ter sido autorizado previamente. Ademais, se o sistema sofrer uma tentativa de acesso sem ser concedido, são armazenadas informações acerca da pessoa, como a localização da requisição.

2- Redução de trabalho manual

Uma das principais ajudas que a API integrada oferece é a redução de trabalhos realizados manualmente. Ela fornece automatização, que sincroniza dados de diferentes sistemas e diminui a necessidade de trabalho humano. Basta indicar quais informações você deseja guardar e integrar os softwares.

3- Maior agilidade

Como consequência da diminuição da necessidade de trabalho manual e aumento da automatização, a integração via API gera maior agilidade. Há uma troca de informações mais rápida e fluida entre os sistemas. Assim, permite que as entregas sejam realizadas de forma mais prática, bem como a gestão dos serviços.

4- Mais aplicações

A integração entre sistemas também permite que sua empresa de entregas obtenha mais aplicações. Isto é, os softwares com informações combinadas entre si, podem fazer ainda mais ações. Ao terem acesso aos dados de clientes enquanto possuem os do administrativo e dos funcionários, podem oferecer outros materiais e funções. Como exemplos, podemos citar:

  • envio de e-mails automáticos;
  • emissão de notas e boletos;
  • lançamentos de dados contábeis;
  • elaboração de relatórios financeiros e acerca de serviços;
  • preenchimento de planilhas.

Mapp Sistemas: sua desenvolvedora de sistemas web e aplicativos!

Se interessou pela integração via API e quer um software desse tipo? Conte com a Mapp Sistemas para te ajudar! Somos uma empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de sistemas web e aplicativos.

Oferecemos softwares completos por preços acessíveis e uma entrega rápida do sistema já pronto para uso. Veja as principais funcionalidades que uma empresa de transporte pode precisar, além de uma integração de qualidade.

Precisa de uma ajuda assim para fazer gestão e garantir o bom funcionamento do seu negócio no dia a dia? Fale conosco e conte-nos o que sua empresa precisa!

Posts Relacionado

Por que empresas de motoboy devem ter sistema próprio?

Será que é realmente vantagem para empresas de motoboy ter um sistema próprio de vendas? Veja os motivos que separamos!

Mitos e verdades sobre ter um sistema delivery

Está na dúvida se deve ou não ter um serviço de entregas? Então veja os principais mitos e verdades sobre ter um sistema delivery e decida.