Que atire a primeira pedra a empresa de entregas que nunca teve transtornos no envio de encomendas. Muitas empresas investem em divulgação para alavancar a receita, mas deixam de lado o cuidado imprescindível quanto ao serviço oferecido, especialmente o seu gerenciamento de pedidos.
Os diversos desafios relacionados às entregas rápidas – que muitas vezes não são tão rápidas assim – não são bem entendidos pelos clientes, que exigem tudo realizado “para ontem”. Com isso, conseguir cumprir com o combinado se tornou um fator extremamente decisivo neste mundo atual de pessoas cada vez mais apressadas.
É claro que todos estão sujeitos a imprevistos relacionados ao trânsito, por exemplo. Mas com um gerenciamento de pedidos adequado, você evita insatisfações que impactam negativamente na imagem da sua empresa de entregas, garantindo que o cliente volte a fazer negócio.
E se “tempo é dinheiro”, quanto mais otimizados estiverem os processos, maior vai ser a demanda que a organização será capaz de atender, e consequentemente, maior seu lucro. Oferecer rapidez e agilidade passa a ser considerado cada vez mais como sinônimo de serviço de qualidade.
Descubra agora algumas estratégias para o gerenciamento de pedidos de forma objetiva, para garantir a fidelização da sua clientela através da oferta de um serviço superior ao da concorrência.
Para realizar a façanha de realizar entregas dentro do prazo combinado ou, até mesmo, se antecipar e surpreender um cliente que aguarda ansioso, você precisa adotar estratégias essenciais que vão muito além da simples escolha da melhor rota de entrega. Estando atento a diversos detalhes, toda a logística pode ser otimizada até o produto chegar às mãos do cliente.
Por isso, considere alguns elementos extremamente importantes, como:
A primeira etapa fundamental para otimizar seus processos de entregas ocorre já no agendamento: é o momento em que se busca levantar detalhadamente as informações sobre o serviço, como o endereço de retirada e locais de entrega.
Pode parecer óbvio, mas é nesta etapa que grande parte dos problemas das entregas ocorrem, por justamente não haver um procedimento mais cuidadoso das características do serviço solicitado.
Um armazenamento cauteloso pode até aumentar a disponibilidade do compartimento. É possível utilizar sacos de papel ou sacolas de acordo com a carga. Pastas de plástico sanfonadas facilitam o encaixe de documentos para que cheguem ao solicitante conservados, limpos e sem rasgos. São medidas simples e baratas que impactam diretamente na credibilidade da firma, demonstrando zelo e cuidado na condução
Após o planejamento da melhor rota para atender ao prazo estipulado, é necessário atentar-se quanto à principal característica de apontamentos insatisfatórios por parte dos contratantes de serviço de entrega rápida: o atraso ou não cumprimento do prazo estipulado.
Nesta etapa, o gestor da distribuição tem a missão desafiadora de:
A vantagem de otimizar este controle é dar maior segurança ao cliente ao permitir que ele rastreie seu pedido, por meio do status virtual – uma praticidade que você vai conhecer em seguida – para acompanhar se ainda está em rota ou se já foi entregue.
Até agora, você já entendeu a importância de um bom agendamento, da transmissão de informações exatas e da conservação do objeto, além da gestão logística. Mas deve estar se perguntando: como garantir a efetivação dessas técnicas de uma forma prática e econômica?
A resposta é simples: automatizando seus processos. Isso porque, recorrer à tecnologia, através de um software que reúne todas as etapas da gestão, integrado com a localização do funcionário entregador, é uma ferramenta essencial nos dias atuais.
Dessa forma, o avanço da tecnologia, certamente, garante a eficiência das táticas e impede possíveis erros humanos, típicos dos procedimentos manuais. Por isso, é essencial garantir a conexão dos processos viabilizada por uma plataforma onde você acompanha até mesmo, o comprometimento do funcionário.
Outro bom exemplo da modernização de pedidos é o monitoramento da entrega em tempo real. Este modelo garante a visualização da previsão da demanda, e indica o desempenho da operação, a fim de corrigir falhas e criar planos de rota alternativa diante de uma emergência, por exemplo.
Isso porque as empresas de entrega expressa precisam estar atentas não só aos procedimentos internos, mas também a todos os envolvidos no decorrer da atividade. Neste quesito, o motoboy atua como um parceiro do negócio, pois seu desempenho pode ser decisivo para promover o descontentamento dos clientes, ou melhorar a produtividade da empresa.
Por isso, um gerenciamento eficaz inclui o monitoramento da entrega para assegurar maior eficiência, cobrar melhorias, identificar falhas com precisão e saber se as condições estipuladas na contratação estão sendo cumpridas.
As motos promovem um deslocamento mais ágil, mesmo em horários de pico, e são mais econômicas que os carros.
Muitos estão carecas de saber que a manutenção dos veículos é crucial e não deve ser adiada em hipótese alguma, sob os riscos de:
Sendo assim, é obrigatório exercer um acompanhamento cuidadoso dos períodos de revisões da sua frota de motocicletas, considerando, inclusive, a necessidade de promover reparos preventivos e imediatos.
Afinal de contas, normalmente, os clientes não são tão compreensivos a ponto de aceitar que a moto estragou e por isso a entrega precisará ser feita no dia seguinte.
Agora que você já entendeu a importância da adoção do gerenciamento de pedidos para diferenciar sua empresa da concorrência e aumentar sua demanda de entregas, deixe seu comentário contando o que achou do artigo.