Saiba quais são os 5 maiores erros de pilotagem na estrada

/ julho 23, 2018/ Uncategorized/ 0 comments

Por se tratar de um meio de transporte totalmente desprotegido, pilotar uma moto requer total atenção à estrada e respeito às normas de trânsito. Os equipamentos de segurança, bem como a atenção total na via, são fatores essenciais para pilotar de forma segura e sem provocar ou ser vítima de acidentes. Abaixo listamos 5 erros cometidos enquanto se pilota uma moto:

1– Não reconhecer o perigo antecipadamente

Pilotos iniciantes ou mal treinados normalmente não desenvolvem a capacidade de antecipar situações de perigo. Para realizar uma pilotagem segura, é fundamental saber identificar os momentos em que você precisa agir.

2- Frenagem excessiva da roda traseira

Pesquisas indicam que pilotos inexperientes utilizam excessivamente o freio da roda traseira, as vezes excluindo totalmente os freios dianteiros. Esta atitude, obviamente, irá aumentar as distâncias de parada e aumentar a possibilidade de colisões.

3 – Negociação nas curvas

Para garantir a segurança e a estabilidade da motocicleta ao realizar curvas, deve-se estar atento a algumas situações. Alguns pilotos, incapazes de reconhecer a severidade da curva, normalmente decidem aplicar os freios ao inclinar-se para reduzir a velocidade, o que leva a uma inevitável perda de aderência e tração.

4 – Direção

É frequente encontrar situações em que parece que o piloto virou em direção ao outro veículo ao invés de se distanciar dele. Ou que não foi realizado um movimento evasivo que poderia ter evitado a colisão. Este erro é atribuído à falta de conhecimento da contra-exterção. As motocicletas necessitam de comandos distintos em baixa e alta velocidade.

5 – Falta de treinamento

Muitos acidentes podem ser evitados se os pilotos tiverem um treinamento adequado antes de entrar em uma rodovia. Pilotar na cidade, em baixa velocidade, é totalmente diferente de pilotar em uma rodovia.

 

Fonte: http://portalbigtrails.com.br/index.php/colunas/item/287-veja-a-lista-dos-cinco-maiores-erros-de-pilotagem-em-motocicletas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*