A concorrência chegou. Mudo de endereço ou inovo?

/ julho 4, 2018/ Uncategorized/ 0 comments

Ter concorrentes na mesma região de sua empresa não é um mau sinal para o seu negócio. A concorrência pode ser positiva, na medida em que estimula seu público-alvo na região e impulsiona o seu negócio rumo à profissionalização. É preciso saber, porém, utilizá-la a seu favor. A única coisa que você não deve fazer é tentar ignorar a sua existência, não promovendo qualquer tipo de mudança. Para saber trabalhar com a competição, uma boa dica é visitar a concorrência. Tire um dia de trabalho e vá conhecê-la. Veja como é o atendimento, o preço, os serviços oferecidos e avalie também o local.

Prepare um quadro comparativo entre o seu estabelecimento e o dos seus concorrentes, pontuando de 1 a 5 todos os itens sugeridos, sendo 1 a pontuação mais fraca e 5 a mais forte. Some os pontos de cada concorrente depois da avaliação e perceba como o seu estabelecimento está se posicionado em relação à concorrência. Conheça também através desta planilha qual é o seu concorrente mais forte e qual o mais fraco. A partir daí, estou certo de que você poderá decidir se existe espaço para o seu negócio e verá como é possível se diferenciar dos demais. Outra ação importante é perguntar aos seus clientes o que eles procuram no seu negócio, quais são os pontos em que você consegue atendê-los e em quais deixa a desejar. Elabore uma pequena pesquisa e peça para os frequentadores da casa responderem. Lembre-se de que a maior parte dos seus clientes é jovem e não gosta de responder a pesquisas longas. Portanto, elabore no máximo cinco perguntas de respostas rápidas.

O importante é não se assustar com os concorrentes ou pensar em sair do negócio. Sabendo como lidar com a concorrência, você fará o seu negócio crescer, ganhará novos clientes e estará sempre preparado para enfrentar os desafios.

*Eduardo Bom Ângelo é titular da cadeira de Empreendedorismo do Ibmec de São Paulo e autor do livro Empreendedor Corporativo

 

 

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI79940-17161,00-A+CONCORRENCIA+CHEGOU+MUDO+DE+ENDERECO+OU+INOVO.html

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*