Roteirização e pontualidade ajudam a fidelizar clientes

/ junho 23, 2017/ Fidelização/ 0 comments

A falta de pontualidade nas entregas pode ser o fator determinante para a perda de um cliente.

Para evitar que isso aconteça, é essencial considerar cada entrega como única. Mas como garantir que a entrega seja feita no tempo previsto? É aí que entra roteirização de entregas, um diferencial competitivo capaz de aumentar a satisfação do seu cliente e reduzir custos com deslocamentos desnecessários.

O planejamento da entrega deve prever todas as etapas envolvidas no processo: desde tempo para o carregamento do veículo, paradas para abastecimento, almoço, depósito, melhor rota a fazer e outros eventos recorrentes. Já para os imprevistos, é importante elaborar um plano de ação que permita a reversão de algum problema no menor tempo possível. Se mesmo assim a entrega atrasar, uma boa conversa pode ser a melhor saída.

Na era digital é essencial contar com um aplicativo de gestão logística para gerenciar e monitorar o sistema operacional das empresas. Facilitando a roteirização de entregas por endereços e distancias. Hoje cada dia mais empresas de transporte como: motoboy, mototaxi, taxi, guincho, caminhão fazem uso dessa tecnologia e estão transformando a gestão e expandindo seus negócios.

E como posso saber quando a pontualidade nas entregas está sendo alcançada? Para isso, é importante a elaboração de indicadores que expressem o nível de atendimento ao cliente em relação a prazos de entrega. Os critérios podem englobar fatores como falha no planejamento, erro de carga e atrasos internos e externos.

Quando atrasos ocorrem e nenhum tipo de monitoramento é realizado, os problemas de pontualidade ficam evidentes somente ao retorno do veículo para a base, consequentemente, fica difícil mensurar e conhecer efetivamente o nível de atendimento de entrega dos pedidos e as principais causas de atrasos. Após a investigação das causas e com os resultados mensurados, chega a hora de usar o plano de ação, que contém informações sobre as ações a serem tomadas, os responsáveis por elas e os novos prazos.

Sua empresa ainda não tem aplicativo de gestão logística? Clique abaixo e conheça.

Sua empresa preza pela pontualidade nas entregas? Como ela garante isso? Compartilhe nos comentários sua experiência.

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